Saiba como ter sua compensação de a partir de R$ 1.000,00 no pix se o voo atrasou
- Razões mais comuns para atraso de voo
- Atraso de voo: quais são os direitos do passageiro?
- Comunicação com atualização do problema
- Assistência material
- Reacomodação de Voo
- Reembolso
- Como buscar compensação financeira por atraso de voo?
- Como consigo provar o atraso do meu voo?
Razões mais comuns para atraso de voo
Interrupções de voos e atrasos são ocorrências que podem acontecer no transporte aéreo no mundo devido a uma diversidade de razões, como questões técnicas dos aviões, condições climáticas, congestionamento de tráfego aéreo, problemas com a tripulação, entre outros.
Em 2023, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Brasil sofreu um recorde de voos cancelados e atrasados – os números, inclusive, superam a crise aérea da pandemia. De janeiro até junho do ano vigente, somados, foram mais de 32.200 trechos de viagens aéreas que não foram realizadas adequadamente.
Veja aqui as causas mais frequentes:
-
-
Problemas com conexões
-
No Brasil, uma das principais razões de atraso são as conexões aéreas.
A situação é conhecida de quem viaja com frequência: as aeronaves aguardam passageiros de outros voos que podem se atrasar e, somado ao processo de embarque, pode gerar atrasos inesperados.
-
-
Manutenções não programadas
-
Outra causa comum de atrasos são as manutenções não planejadas. Problemas técnicos nas aeronaves que exigem reparos e falhas em equipamentos podem resultar em atrasos.
-
-
Colisões com aves
-
Apesar de incomum, acontece. Colisões com ave, quando o avião está no ar, também podem gerar atrasos. Mas o fato não é perigoso: normalmente não acontece nada com a aeronave – afinal, elas estão preparadas para esse tipo de incidente -, mas na próxima parada pode ser que seja necessária uma manutenção.
-
-
Passageiro ausente
-
Por questões de segurança, uma bagagem não pode viajar sem seu respectivo passageiro. Situações em que o passageiro, mesmo após o check-in, se perde no aeroporto podem resultar em atrasos na decolagem, exigindo a retirada da bagagem.
-
-
Condições meteorológicas
-
Condições climáticas desfavoráveis ao voo seguro podem levar ao fechamento de aeroportos, impactando todo o tráfego aéreo. Um atraso inicial pode desencadear um efeito cascata, prejudicando voos subsequentes de uma aeronave que opera várias rotas.
-
-
Transporte de cargas especiais
-
Aeronaves não transportam apenas passageiros, frequentemente cargas variadas estão entre os itens levados no bagageiro dos aviões. A inspeção e documentação dessas cargas podem ser demoradas, resultando em atrasos nos voos.
-
-
Mal Súbito
-
Problemas de saúde são, na maioria das vezes, imprevisíveis. Passageiros ou tripulantes podem passar mal durante um voo e isso pode exigir aterrissagens de emergência ou chamadas de ambulâncias, contribuindo para atrasos nos voos.
-
-
Problemas no sistema de segurança
-
Rigorosos controles de segurança envolvem checagens e regulamentações rígidas antes da decolagem. Se alguma parte do processo de segurança falha, a única opção é aguardar.
-
-
Congestionamento no tráfego aéreo
-
Aeroportos com infraestrutura inadequada podem enfrentar problemas de congestionamento e fluxo no tráfego aéreo, resultando em medidas como redução de velocidade e espera para garantir a segurança.
-
-
Bagagens de mão
-
O não cumprimento das regras para bagagens de mão pelos passageiros pode resultar em atrasos durante o processo de embarque.
-
-
Fiscalização de raio-X
-
Mudanças nos procedimentos de segurança, como maior rigor na fiscalização de raio-X em grandes eventos ou em aeroportos com grande circulação podem levar a atrasos devido à verificação mais meticulosa e acurada.
Não perca mais tempo: sem burocracia!
Avalie agora mesmo e receba a partir de R$ 1.000,00 na sua conta
Atraso de voo: quais são os direitos do passageiro?
Quando ocorre um atraso de voo, quem sofre é o passageiro. Além da demora, existem outros prejuízos envolvidos, por isso a importância de conhecer os direitos com exatidão para cobrar das companhias aéreas o que ela deve.
Afinal, passageiros são consumidores, e as empresas aéreas têm obrigações que devem ser cumpridas.
Comunicação com atualização do problema
As modificações nos voos devem ser comunicadas com pelo menos 24 horas de antecedência, conforme as regulamentações da Anac.
Adicionalmente, a cada trinta minutos, os passageiros devem ser informados sobre a situação do voo caso ocorram alterações, como mudanças de voos diretos para voos com escalas.
O horário do voo pode ser alterado em até 30 minutos para voos nacionais e até 1 hora para voos internacionais.
Assistência material
Para atrasos a partir de 1 hora, a empresa deve fornecer meios de comunicação, como telefone e internet.
Para atrasos a partir de 2 horas, a empresa deve fornecer alimentação.
Para atrasos a partir de 4 horas, a empresa deve fornecer hospedagem e transporte.
Reacomodação de Voo
Existem decisões que podem ser tomadas ainda no aeroporto, como embarcar em um próximo voo – sugerido pela companhia e com aprovação do cliente. O passageiro também pode ser reacomodado em um voo de outra companhia, caso não haja opções disponíveis na empresa em que comprou a passagem.
O viajante também pode remarcar o voo para outra a data de preferência, sem custos e sem assistência material.
Reembolso
Além disso, o passageiro tem o direito de solicitar o reembolso total da passagem, situação em que a companhia fica desobrigada a oferecer assistência material.
Como buscar compensação financeira por atraso de voo?
Passo a passo básico
Geralmente são os atrasos superiores a 4 horas que costumam conferir direito a compensação, o que também se aplica à perda de conexão devido ao atraso.
A compensação financeira por danos morais busca reembolsar o passageiro pelas frustrações emocionais, físicas e financeiras e efeitos negativos resultantes do atraso do voo, mesmo que ele tenha recebido assistência material. Inclusive, a falta de assistência constitui um motivo ainda maior para pleitear compensação por danos morais.
Não existe uma regra que fixe o valor da compensação financeira, pois isso varia conforme as circunstâncias de cada caso.
Outro motivo muito comum para solicitar a compensação é quando o passageiro não recebe reembolso da companhia aérea após fazer a solicitação.
O prazo para solicitar compensação financeira por atraso em voos nacionais é de 5 anos; para voos internacionais, é de 2 anos. Se você enfrentou problemas com voos atrasados nesse período, entre em contato com a Cancelou agora mesmo!
Como consigo provar o atraso do meu voo?
- Mesmo após seu problema resolvido pela companhia aérea, nunca deixe de reunir o maior número de documentos relacionados ao seu atraso de voo: como comprovantes de bilhetes, e-mail de confirmação, comprovantes de reservas e cartões de embarque.
- Guardar comprovantes relacionados aos motivos da viagem, como hospedagem e pacotes turísticos afetados pelo cancelamento.
- Fotografar e filmar situações que possam comprovar o atraso do voo, como telas de controle de embarque.
- Além de exigir a declaração de contingência junto à companhia aérea.
O que é preciso para receber meu reembolso via Cancelou.com?
APENAS preencher o formulário online agora!